domingo, 20 de maio de 2018

Chá Verde ( Camellia sinensis )

CHÁ VERDE

( Cammellia sinensis )


Muitos chás em uma só planta !
O famoso Chá Verde, também conhecido como Chá Vermelho, Chá Preto, Chá Branco, Chá Oolong ou Chá da Índia, são todos produzidos a partir da planta Camellia sinensis, onde suas folhas são utilizadas para o preparo de chás, sendo que a variação das cores e sabores, ocorre pelas condições de cultivo, oxidação, coleta, preparo e acondicionamento das folhas.

De uso milenar na ásia, o chá da Camellia sinensis é reconhecido mundialmente pelas suas propriedades emagrecedoras, anti-envelhecimento e medicinais, muito benéficas para a saúde. Esses benefícios podem ser alcançados com o consumo de algumas xícaras de chá preparados com as folhas durante todos os dias.

Nativo da Índia e da China, é uma planta de médio porte em seu estado nativo. Porém quando cultivada no Brasil, seu crescimento é moderadamente lento, portanto acaba ficando no formato arbustivo ou de arvoreta de pequeno porte. Pode também ser podado frenquentemente, e assim utilizado como cerca-viva ou ser cultivado em vasos.

Planta muito ornamental pois se trata de uma variedade de Camélia, produz belíssima florada branca levemente perfumada. De fácil cultivo, deve ser cultivada em solos férteis e úmidos, com boa drenagem. Pode ser plantada a pleno sol, porém prefere áreas de meia sombra ou com luminosidade filtrada.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:

Resultado de imagem para camellia sinensis
Detalhe de uma plantação comercial. A planta quando constantemente podada, forma maciços lindos, sendo ótima para topiarias e cerca-vivas internas, embelezando o Jardim.



Detalhe da florada

Detalhe das flores

Xícara de chá verde preparado com as folhas

Planta de pequeno porte em vaso florescendo

Tamanho da flor



2 comentários:

  1. Muito obrigada por trazer esse conhecimento,há muito tempo venho procurando conhecer essa planta desse chá excepcional


    ResponderExcluir
  2. Em estudos recentes ,diz-se que ela associada ao zinco impede a ação das doenças de afecções pulmonares, (covid)sendo até melhor do que a cloroquina
    https://www.naturalnews.com/2020-08-11-green-tea-zinc-proving-better-than-hydroxychloroquine-coronavirus.html

    ResponderExcluir