quinta-feira, 29 de março de 2018

Abacaxi do Reino ou Costela de Adão ( Monstera deliciosa )

ABACAXI do REINO ou COSTELA de ADÃO

( Monstera deliciosa )


Planta herbácea nativa do México e da América Central, a Costela de Adão produz deliciosos frutos conhecidos como Abacaxi do Reino, que podem ser consumidos in-natura, quando estão bem maduros. Caso sejam consumidos ainda verdes, os cristais de oxalato de cálcio presentes na fruta, causam irritação. Os frutos dão sinais de estarem maduros quando "caem" no chão, ou quando os pequenos hexágonos que formam a casca, começam a se soltarem.

Fruta de polpa suculenta e aromática, possui sabor muito agradável, sendo parecido com uma mistura de pinha, banana e abacaxi. Como seu nome científico diz, ela é "deliciosa". Estes amadurecem durante o verão.

Apesar de seus frutos poderem ser consumidos, esta planta se destaca principalmente como ornamental, sendo de grande uso nos mais diversos jardins, ou como planta para interiores. Suas bela e grande folhagem perfuradas, causam grande destaque.

Planta de fácil cultivo, não passa de 2 metros de altura. Deve ser cultivada preferencialmente a meia sombra. Gosta de solos férteis e úmidos, com boa drenagem.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe da florada

Detalhe da folhagem

Detalhe do fruto e das folhas

Detalhe do fruto maduro

Detalhe do fruto maduro

Fatiadas desta forma, mostram a razão do nome Abacaxi do Reino, além do sabor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário