sábado, 9 de dezembro de 2017

Cambuí Vermelho Açu ( Myrciaria tenella )

CAMBUÍ VERMELHO AÇU

( Myrciaria tenella ) - RNC 24503


Arbusto ou arvoreta nativo de boa parte do território brasileiro, que apesar de ser pouco conhecido, apresenta características excepcionais, tanto como frutífera, ou como planta ornamental.

O Cambuí Vermelho Açu produz pequenos frutos de cor vermelha brilhante intensa, com polpa de sabor doce acidulada, sendo seu sabor muito agradável. Podem ser consumidos in-natura, geleias, sucos ou sorvetes. Frutifica de setembro a novembro.

Planta de grande valor ornamental, produz linda florada branca antes de frutificar. Suas folhas são pequenas e estreitas, de cor verde brilhante. De pequeno porte e de crescimento lento, não passa de 4 metros de altura, portanto pode ser utilizada de várias formas, como planta arbustiva, ou para formar pequenas cerca-vivas; como arvoreta para arborização urbana; como planta de vaso ou até mesmo para bonsai, já que frutifica desde cedo.

Uma excelente opção para se ter em jardins, pomares, ou para o reflorestamentos de áreas degradas.

De fácil cultivo, aceita praticamente todos os solos, menos os encharcados. Aceita ser plantado, tanto em regiões de clima quente, como nas regiões mais frias. Plantar a pleno sol. Geralmente, começa a frutificar em menos de 6 meses após o plantio.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos e das folhas

Detalhe da florada


Detalhe de uma muda em nosso viveiro já florescendo com 30 cm de altura e pouco mais de 1 ano de idade


Matéria sobre o Bairro Cambuí em Campinas, batizado com este nome devido a presença em grande quantidade desta planta, no passado. Para ler, clique aqui: 


Um comentário:

  1. boa tarde voces podem me informar por favor se o cambui laranja tem varias especies, obrigado

    ResponderExcluir