segunda-feira, 3 de abril de 2017

Fruta do Conde ou Beribá ( Annona mucosa )

FRUTA do CONDE ou BERIBÁ

( Annona mucosa ) - RNC 25399


Nativa da Mata Atlântica e da floresta Amazônica brasileira, a Fruta do Conde ou Biribá, produz lindos frutos inicialmente de casca verde e dura, e conforme vão amadurecendo, a casca adquire linda coloração amarela e se torna macia. Possui polpa branca sucosa e doce, de excelente sabor.

Seus frutos são consumidos in-natura, ou utilizados em sucos, sorvetes, doces e compotas. Frutifica em grande quantidade, e seus frutos apresentam grande variação de tamanho, sendo que os maiores chegam a pesar mais de 1 Kg.

Árvore de médio a grande porte, em seu ambiente nativo chega a 18 metros de altura, porém quando cultivada em pomares não passa de 8 metros de altura. Mudas enxertadas podem ser facilmente cultivadas em vasos e frutificar satisfatoriamente. Frutifica de setembro a maio.

De fácil cultivo, gosta de solos férteis e úmidos, porém com boa drenagem. Deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Uma ótima opção para ser plantada em qualquer pomar, também pode ser utilizada em reflorestamentos de áreas onde se encontrava nativa.

Planta de rápido crescimento, começa a frutificar em 2 a 3 anos quando as mudas são produzidas de sementes, e em 1 ano quando são enxertadas.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos cortados

Detalhe dos frutos maduros

Detalhe dos frutos ainda verdes no começo do processo de amadurecimento

Detalhe do fruto

Tamanho do fruto em centímetros



Nenhum comentário:

Postar um comentário