domingo, 2 de abril de 2017

Framboesa Vermelha Européia ( Rubus idaeus )

FRAMBOESA VERMELHA EUROPÉIA

( Rubus idaeus ) - RNC 


Pequeno arbusto nativo da América do Norte e da Europa, produz lindos e deliciosos frutos arredondados com interior oco, com polpa carnosa e doce. Ótimos para consumo in-natura, sucos, sorvetes, geleias, licores e doces.

Planta arbustiva, não passa de 2 metros de altura. Pode ser facilmente cultivada em vasos, ou formando moitas. Planta muito ornamental, produz lindas flores brancas. Por conter pequenos espinhos, é ideal para formar cerca-vivas.

Para produzir frutos adequadamente, necessita de pelo menos 600 horas de frio por ano. Portanto é indicada para ser plantada nas regiões mais frias do Brasil. Para regiões de clima quente, a Framboesa Silvestre, da qual também comercializamos mudas, é a mais indicada!

De fácil cultivo, deve ser plantada a pleno sol ou preferencialmente a meia sombra. Gosta de solos férteis e úmidos, porém com boa drenagem. Começa a frutificar em menos de 1 ano após o plantio da muda.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

CURIOSIDADE: Framboesa se difere de amoras de rama por terem este oco interno após a colheira. As amoras de rama, rasteiras, saem com cabinhos, não ficando o oco. Já framboesa teria de ser colhida com tesouras, cortando o cabinho o que dá maior durabilidade pós colheita. 
 


COMO PLANTAR:
Framboesa tem raiz superficial, na natureza, nasce e cresce em local de solo raso, com bastante matéria orgânica, pedaço de madeiras, pedriscos e seixos e folhas em decomposição.
Também gosta de solo sempre úmido com ótima drenagem que o material acima de onde é nativa proporciona.

Só suporta sol forte, da parte da tarde em regiões de altitude e mais frias, no restante do Pais deve ser plantada em local que só incida sol pela manhã ou sol filtrado entre árvores.
Para plantar, prepare um canteiro, afofando bem a terra,  misturando esterco de gado ou composto orgânico, areia grossa de construção, se tiver folhas e gravetos podres ou em decomposição. Também pode ser utilizada serragem de madeira em decomposição.
Plante ela superficialmente, não enterrando além da terra da embalagem e tutore ela com uma estaca.
Pode ser feita uma cerquinha baixa , 1,30m com dois fios de arame para amarrar as ramas e manter no alto.
A amarração das ramas, pode ser feita com arame plastificado e não precisa caprichar muito, pois após o frutos amadurecerem, este ramo será cortado a 15cm do solo, brotos novos que produziram novos frutos, velhos geralmente secam após a frutificação.
Com frio intenso, geadas, pode ocorrer dos ramos todos secarem e quando começar a rebrotar do solo, estes devem ser podados.
Lembre de irrigar, mesmo os ramos estando secos, as raízes embaixo da terra continuam vivas e crescendo.
Abaixo uma pequena cerca, onde ramos são amarrados em um bambu que substitui o arame na cerca. 


Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos


Detalhe de planta frutificando em grande quantidade em nosso viveiro em Limeira-SP


Detalhe de fruto na planta


Planta cultivada em vaso e frutificando em Limeira-SP





Nenhum comentário:

Postar um comentário