quinta-feira, 2 de março de 2017

Laranja de Macaco ( Posoqueria latifolia )

LARANJA de MACACO

( Posoqueria latifolia ) - RNC 25300


Também conhecida como Bacupari de Macaco, a Laranja de Macaco é uma árvore frutífera de médio porte que chega no máximo a 8 metros de altura. Nativa da Mata Atlântica, produz lindos frutos de coloração amarela esverdeada com polpa muito doce e saborosa.

Apesar de ser muito pouco conhecida e achada no mercado, a Laranja de Macaco é conhecida pelos índios há muito tempo, onde estes utilizam suas sementes para fazer uma bebida parecida com o café. Estas sementes são translúcidas, quase transparentes, característica muito incomum em frutíferas.

Frutifica no período de Maio a Julho, porém pode ocorrer outras frutificações durante o ano. Frutos com propriedades medicinais.

Árvore muito ornamental, produz bela florada perfumada. De fácil cultivo, deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Gosta de solos férteis e úmidos.

Por ser nativa, pode ser plantada em áreas degradadas de seu ambiente natural. Seus frutos atraem grande quantidade de animais da fauna.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Dimensões dos frutos

Detalhe da árvore carregada de frutos




4 comentários:

  1. boa noite! aqui onde eu trabalho ja achei muitas frutas. jaracatiá spinosa ,laranja de macaco e gabiroba. e tem umas frutas que ainda n consegui saber quais eram.Bertioga sp

    ResponderExcluir
  2. Tive o prazer de conhecer no Distrito Federa.

    ResponderExcluir
  3. Vi em trilhas de Itacaré, tem a casca muito dura, e as sementes são transparentes e muito duras também

    ResponderExcluir
  4. BOA TARDE COMO COMPRAR SEMENTES DESTA FRUTA CONTATO (21)996222764

    ResponderExcluir