quinta-feira, 30 de março de 2017

Jacaratiá ou Mamãozinho do Campo ( Jacaratia spinosa )

JACARATIÁ ou MAMÃOZINHO do CAMPO

( Jacaratia spinosa ) - RNC 24239


Também conhecido como Mamão de Árvore, o Jacaratiá é uma árvore frutífera nativa da Mata Atlântica. Produz grande quantidade de frutos de cor amarela alaranjada, que podem ser consumidos in-natura após 2 ou 3 dias de colhidos, para assim eliminar o látex dos frutos. Também são utilizados em geleias, doces e compotas.

Não apenas os frutos são consumidos, como a parte inferior da planta também é utilizada na forma ralada para fazer doces, sendo que esta apresenta sabor e consistência muito semelhante a cocada. Frutifica de Janeiro a Março.

Árvore de grande porte, chega até 20 metros de altura. Porém se cultivada em pomares, começa a frutificar a partir de 2 a 3 metros de altura. Infelizmente esta espécie vem sendo amplamente desmatada da natureza, devido a extração indiscriminada de sua parte inferior para produção de doces. Sendo assim é de extrema importância ampliar o plantio de mudas desta espécie, principalmente em áreas degradadas de onde se encontrava nativa.

Planta de fácil cultivo, deve ser plantada a pleno sol. Gosta de solos férteis e úmidos, porém com boa drenagem. Começa a frutificar em 2 a 3 anos após o plantio da muda.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos


Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos

Tamanho dos frutos

Tamanho dos frutos

Tamanho dos frutos em centímetros

Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos




Saiba mais a respeito do Jacaratiá no vídeo abaixo, apresentado por Sabrina Sartori:




Veja deliciosas receitas utilizando o Jacaratiá no Blog Come-se da nossa amiga Neide Rigo:



Para saber mais desta receita, clique aqui.





Nenhum comentário:

Postar um comentário