quarta-feira, 8 de março de 2017

Guabiroba Amarela Folha de Maçã ( Campomanesia malifolia )

GUABIROBA AMARELA FOLHA de MAÇÃ

( Campomanesia malifolia )


Sensacional variedade de guabiroba da nossa coleção de frutíferas, que começou a produzir frutos a partir deste ano (2017). Até então, desconhecíamos qual era sua variedade e denominação correta, motivo pelo qual consultamos nosso grande amigo Harri Lorenzi do Instituto Plantarum, a fim de classificá-la corretamente.

Segundo Lorenzi se trata da Campomanesia malifolia, conhecida como Guabiroba Folha de Maçã, variedade esta muito rara, quase em extinção. Segundo o seu livro Frutas no Brasil, a sua introdução em cultivo deve-se ao Pesquisador João R. de Mattos, que a redescobriu após mais de 150 anos de sua coleta original.

Produz lindos frutos de coloração amarela vibrante, onde conforme amadurecidos podem adquirir tonalidade enegrecida, por isso também já foi classificada como Guabiroba Preta. Seus frutos possuem polpa suculenta e doce, de agradável sabor.

Árvore nativa principalmente do vale do Rio Uruguai, podendo ser encontrada em estado nativo no Rio Grande do Sul ou nos países Paraguai e Argentina. De pequeno porte, chega no máximo a 6 metros de altura.

Apesar de rara, seu cultivo é fácil. Deve ser plantada a pleno sol, em solos férteis e úmidos, porém com boa drenagem. Começa a frutificar após 4 anos do plantio da muda.

Mudas desta rara espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos e folhas

Detalhe dos frutos cortados

Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos

Dimensões dos frutos

Detalhe dos frutos ainda verdes em nosso pomar

Detalhe dos frutos colhidos em nosso pomar de frutas em Limeira-SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário