domingo, 15 de janeiro de 2017

Guanandi ou Jacareúba ( Calophyllum brasiliense )

GUANANDI ou JACAREÚBA

( Calophyllum brasiliense )


Nativa de várias regiões do território brasileiro, foi a primeira madeira brasileira a ser protegida por lei (Madeira de Lei) no longevo ano de 1810 para uso exclusivo do Império. Isso ocorreu devido a excelente qualidade de sua madeira, que foi empregada em diversos usos, principalmente em construções navais e civis.

Árvore muito ornamental e de rápido crescimento, pode ser utilizada no paisagismo ou na arborização de avenidas e alamedas. De grande porte, chega de 20 a 30 metros de altura, porém seu crescimento pode ser controlado facilmente com podas esporádicas.

Também é indicada para uso em reflorestamentos de áreas degradadas. Nos últimos anos vem sendo plantada comercialmente visando o corte de sua madeira, que possui excelente qualidade para uso na marcenaria e carpintaria. 

Planta com atributos medicinais. Seus frutos são apreciados pela fauna, e são considerados como uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC), isto é, possui vários usos culinários tais como: Curtimento junto a cachaça, produção de licores, curtimento em salmoura onde seu sabor adquire semelhança com azeitonas, sucos e geleias.

De fácil cultivo, prefere solos com muita umidade, porém aceita também os mais secos. Deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos

Detalhe de penca de frutos

Frutos curtidos como azeitona

Detalhe da árvore ainda nova

Guanandis plantados no canteiro central de uma avenida

Detalhe da florada

Detalhe da madeira do Guanandi





Nenhum comentário:

Postar um comentário