quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Mirtilo ou Blueberry ( Vaccinium myrtillus )

MIRTILO ou BLUEBERRY

( Vaccinium myrtillus )


Pequeno arbusto frutífero, nativo dos Estados Unidos. Produz pequenos frutos de casca azulada, muito saborosos e doces. Podem ser consumidos in-natura, sucos, geleias, sorvetes e doces.

Produz frutos de Outubro a Janeiro, porém pode ocorrer outras frutificações no decorrer do ano. De pequeno porte, cresce normalmente por volta de 1 a 2 metros de altura, portanto é ideal para ser cultivado em vasos.

Planta muito ornamental, produz bela florada. Suas folhas caem no período de pré frutificação, porém logo após a colheita dos frutos, rebrotam com vigor .

Aprecia ser cultivado em regiões mais frias para produção de frutos, porém ultimamente é possível obter uma boa produção em regiões de frio moderado, como Limeira-SP ou Piracicaba-SP.

Planta que gosta de solos ácidos, portanto nunca utilizar calcário na cova. Aprecia adubação química, com ureia em pouca quantidade.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Plantando o Mirtilo:
Solo: Misturar 20% de esterco de gado ou composto orgânico , 40% de serragem de madeira e 40% de terra vegetal ou a terra do local de plantio.
Se for plantar em vaso: Colocar pedra britada ou pedaços de telha no fundo do vaso, cobrir com manta Bidim ou Filtro de Exaustor, fácil de adquirir em supermercados e a terra preparada acima, plantando a muda. Se for uma vaso pequeno, de 20 litros,  plante uma muda e se for uma vaso maior, com uns 60cm de boca ( diâmetro ) , 50 a 60 litros de capacidade dá para plantar 3 mudas. O vaso não precisa ser muito alto.
Se for plantar no solo,  afofar o solo, fazendo a mesma mistura utilizada acima. Faz um canteiro de 20 a 30cm de altura, como de hortaliças e distancia uma planta da outra 1.50m  deixando no mínimo 60cm de canteiro para cada lado da planta.

Após o plantio, irrigar bastante e continuar irrigando sempre. Ele gosta do solo sempre úmido com boa drenagem. NUNCA colocar calcário, gesso, casca de ovo, conchas ou outros produtos que tirem a acidez do solo. Pelo contrário, coloque sempre que possível restos de palha de aço, limalha de ferro, pois ajudam a acidificar o solo. A planta gosta de solo muito ácido, PH de 2,5 a 3,5.
Também irrigue cada planta com 3 litros d´agua com uma colher rasa de café de ureia a cada 15 dias. Medida por planta. No vaso, utilize uma medida apenas. 

Veja mais fotos abaixo:

Detalhe de frutos colhidos na cidade de Piracicaba-SP

Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos

Detalhe da florada



Um comentário: